Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação (ou simplesmente PASCOM) nasceu da necessidade da Igreja Católica de comunicar-se, seja pelos meios impressos, pelos veículos como televisão e Internet, ou através das redes sociais.

Uma das funções da PASCOM é comunicar. Mas acredite, comunicar não é “só comunicar”. A comunicação que a PASCOM trabalha engloba a comunicação entre as pastorais e a comunicação das pastorais com a comunidade; de forma a INTEGRAR as pastorais, os movimentos, as pessoas, o pároco; procurando levar todos a anunciarem a mesma palavra de amor que Jesus nos anunciou.

“A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais. A PASCOM, pela própria razão de ser, perpassa as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço” (Estudo 75 CNBB).

Sua essência é promover o acesso à informação, bem como sua produção, levando para toda a comunidade, paroquial e adjacente, o testemunho de vida cristã, a doutrina da Igreja e a Boa Nova de Jesus Cristo.

Como os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.  A primeira dimensão é a busca de “integração” em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação “missionária” da Igreja com o mundo.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

Padroeiros

Padroeiro Pascom: Nossa Senhora Aparecida
Padroeiro dos Escritores e Jornalistas: São Francisco de Sales

Oração do comunicador

 

Ó Deus,
que para comunicar vosso amor aos homens,
enviastes seu Filho, Jesus Cristo,
e o constituístes Mestre,
Caminho, Verdade e Vida da humanidade,
concedei-nos a graça de utilizar
os meios de comunicação social
– imprensa, cinema, rádio, audiovisuais –
para a manifestação de vossa glória
e a promoção das pessoas.

Suscitai vocações para essa multiforme missão.
Inspirai aos homens de boa vontade
a colaborarem com a oração,
a ação e o auxílio material,
para que a Igreja anuncie
o Evangelho a todos os homens,
através desses instrumentos.
Amém.

Atividades Pastorais

  • Administração do site, Atualizar a fanpage da Paróquia;
  • Administração das mensagens/emails enviados através do site;
  • Criação de imagens para internet (site e redes sociais);
  • Criação de banners, cartazes e sinalização para o Santuário e suas pastorais;
  • Cobertura de eventos paroquiais (fotografia);
  • Transmissão das missas;

Coordenação

Agente: Raimundo Lino e Iris Lima
Email: linofilho.lino@gmail.com e iris_lima_23@hotmail.com
Telefone: (84) 999953-9088 e (84) 99681-9829